Cidadania Notícias

Grupo Parafusos é reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural e Imaterial de SE

Nesta terça-feira (13) foi publicado no Diário Oficial de Sergipe, o reconhecimento do Grupo Parafusos como Patrimônio Histórico e Cultural e Imaterial do Estado. No país, só há essa manifestação no município de Lagarto.

Segundo informações do Museu da Gente Sergipana, em meados do século passado, o grupo se apresentava com vinte e um brincantes. Atualmente o grupo se apresenta com treze brincantes.

Grupo Parafusos

Ainda de acordo com o Museu da Gente Sergipana, a história do Parafuso remete ao período colonial, no cenário dos engenhos, onde escravos sonhavam com a liberdade nos quilombos, para escapar do sofrimento. Procurando chegar ao quilombo, escravos em fuga, usavam as anáguas das sinhás, roubadas dos quaradouros. Para camuflar o corpo, colocavam várias anáguas, umas sobre as outras desde o pescoço, pintando o rosto com tabatinga, compondo o disfarce final com um chapéu em formato de cone, igualmente branco. Assim, nas noites de lua se arriscavam pelos canaviais despertando o imaginário popular que consideravam estar vendo visagens ou almas do outro mundo.

Via A8Se

Deixe um comentário