Educação Notícias

Processo de matrícula para a rede estadual em Sergipe é definido

As normas e diretrizes operacionais para matrícula online nas instituições educacionais da Rede Pública Estadual, para o ano letivo de 2021 já foram definidas por portaria, nesta quinta-feira (21), de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

O processo de matrícula online será realizado no ‘Portal da Matrícula’, no endereço eletrônico da Seduc , onde será possível verificar a relação das escolas, os respectivos níveis, modalidades de ensino e número de vagas.

Durante todo o período de matrícula online, as unidades de ensino vão disponibilizar para a comunidade os seus laboratórios de informática e outros equipamentos, bem como servidor para auxiliar os interessados na realização do procedimento, em seus horários de funcionamento.

A matrícula online é organizada da seguinte forma: matrícula confirmada, que corresponde à matrícula automática, gerada com a conclusão do ano letivo, sendo efetuada pela própria escola por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), matrícula de egressos e de aluno candidato à rede.

Todos os alunos com matrícula confirmada que realizaram atividades escolares serão aprovados, e os que não realizaram serão encaminhados por classificação progressiva para ano/série subsequente.

Documentos necessários

Para os alunos em caso de matrícula confirmada, o estudante ou o responsável legal deverá comparecer à escola no prazo de até 30 dias, após o início do ano letivo, para assinar a ficha de matrícula e apresentar nova documentação, quando houver alteração ou pendências nas informações prestadas na matrícula do ano anterior.

As matrículas online confirmadas de egressos e de candidatos à Rede Pública Estadual de Ensino serão realizadas a partir do dia 1º de março, no horário das 8h às 22h, por meio do Portal da Matrícula. Para que seja efetivada, é necessário que o aluno entregue os seguintes documentos, até o primeiro dia de aula: comprovante de matrícula online, original ou fotocópia de Certidão de Nascimento, do RG ou CPF, Número de Inscrição Social (NIS), quando houver; Guia de Transferência ou Declaração; comprovante de residência com o CEP, quando houver; Termo de Responsabilidade; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e duas fotografias 3×4.

Períodos de matrícula

De acordo com a portaria, a Seduc sugere às unidades de ensino as seguintes fases de matrícula: matrícula confirmada, de 1º a 4 de março; matrícula renovada, de egressos da rede pública estadual, no período de 5 a 10 de março; e matrícula de aluno candidato à Rede, de 11 a 15 de março. As escolas que não se enquadram nas datas propostas deverão cadastrar no SIGA as datas em que serão ofertadas as matrículas. O processo é contínuo durante todo o decurso do ano letivo, enquanto houver vaga disponível.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura disponibilizará o telefone 0800 2855321, bem como o atendimento online, no horário das 8h às 22h.

Fonte G1 Se

Deixe um comentário