O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), autorizou nesta quinta-feira (17) a retomada das aulas presenciais para alunos do ensino superior a partir do dia 7 de outubro. A decisão vale para o ensino público e privado na cidade.
Nos ensinos infantil, fundamental e médio, a reabertura foi liberada apenas para atividades de reforço na mesma data.
“Não tem mais sentido, com os dados que nós temos, continuar a proibir o ensino superior na cidade de São Paulo. E em relação aos alunos de 0 a 17 anos, de responsabilidade do município, estado e rede privada, vamos liberar a partir de 7 de outubro as atividades extracurriculares”, disse Covas durante coletiva de imprensa nesta quinta (17).
A definição sobre a retomada das aulas regulares para esses alunos, entretanto, só deve ser definida em novembro.
“Vamos continuar a realizar os inquéritos tanto de adultos quanto de crianças para poder avaliar e manter essa mesma linha ou de ter outra posição a partir de 3 de novembro”, complementou o prefeito.
Resumo:
- Ensino Superior: Liberado retorno presencial em outubro
- Ensino Médio: Liberado apenas para atividades de reforço em outubro
- Ensino Fundamental: Liberado apenas para atividades de reforço em outubro
- Ensino Infantil: Liberado apenas para atividades de reforço em outubro
Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, embora ainda sem data, o retorno deverá priorizar alunos dos anos finais.
“Iniciaremos, quando pudermos retornar presencialmente, pelo terceiro ano Ensino Fundamental, pelo sexto ano do Ensino Fundamental, pelo nono ano do Ensino Fundamental e pelo terceiro ano do Ensino Médio. Há uma razão pedagógica para isso. No ano seguinte, esses alunos estarão mudando de ciclo, tornando a recuperação das aprendizagens mais difíceis”, disse Caetano.
O cronograma do ano letivo também seguem sem definições. Caetano alegou ser “prematuro” pensar em suspender as férias de verão para que o conteúdo de 2020 possa ser recuperado. A gestão municipal prevê aplicar uma prova após a reabertura das escolas para mapear os impactos no ensino.
“Ainda não dá para falar disso, é prematuro, qualquer questão levantada agora seria não embasada tecnicamente, mas nós vamos, sim, lançar mão de todas as estratégias possíveis para dar tranquilidade aos pais, estudantes e professores de que nós recuperaremos toda a aprendizagem”, afirmou o secretário.
Os anúncios foram feitos no início da tarde desta quinta-feira (17), durante coletiva virtual da gestão municipal para divulgar dados da nova etapa do inquérito sorológico feito em alunos da rede pública e privada.
De acordo com o levantamento, mais de 244 mil alunos das redes pública e privada já tiveram contato com o vírus da Covid-19 na capital paulista e 66% são assintomáticos. A terceira fase do inquérito sorológico entre crianças e adolescentes aponta que 16,5% dos alunos possuem anticorpos do novo coronavírus.
Via G1 SP
Deixe um comentário