Por precisar importar cerca de 85% dos fertilizantes utilizados na agricultura nacional, o Brasil passa por uma saia-justa para conseguir insumos da Rússia em meio à guerra na Ucrânia, enquanto tenta equilibrar custos de produção e preços acessíveis para o consumidor.
Para suprir as necessidades internas, o país importa da Rússia 25% do potássio utilizado na agricultura. Porém, nos últimos meses, o valor dos fertilizantes disparou e gerou impacto em toda a cadeia produtiva do setor agrícola.
A fim de solucionar o problema, Bosco Costa realizou uma audiência pública para discutir sobre a questão. O incentivo fiscal e monetário às empresas foram algumas das saídas apontadas pelos participantes da assembleia, além do investimento em tecnologia, que pode elevar o nível da produção nacional e diminuir o custo final dos insumos.
O composto químico (K) presente em minerais como muscovite, carnalita e polihalito é transformado em cloreto de potássio (KCL) e utilizado na preparação dos fertilizantes. Embora o Brasil produza a substância em larga escala, cerca de 92% da produção é exportada, o que prejudica a agricultura nacional e contribui com o aumento dos preços de frutas e vegetais.

Deixe um comentário