Notícias

Onda de calor não chegará a SE e semana será de chuvas passageiras

Após alerta para o surgimento de uma onda de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta segunda-feira, 18, o Governo de Sergipe divulgou que o fenômeno, que deve atingir o interior do Brasil ao longo desta semana, não chegará ao estado. De acordo com o aviso meteorológico divulgado pelo órgão, temperaturas acima do normal, aproximando-se dos 40ºC, devem ser percebidas em 14 estados e no Distrito Federal.

A meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Wanda Tathyana de Castro Silva, detalha que a onda de calor anormal chegará aos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e ao Distrito Federal, não havendo chances de atingir Sergipe.

Ela também explica que o fenômeno ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que causa a subsidência de ar – fluxo de ar de cima para baixo, que traz o ar seco para a superfície e não favorece a formação de nuvens de chuva, provocando uma massa de ar muito quente. Essa onda de calor traz como principais consequências a diminuição da umidade e nebulosidade, a intensificação da radiação e a ausência de chuvas nas regiões afetadas.

“Em Sergipe, deve haver a redução das chuvas gradativamente, pois estamos entrando na estação da primavera e, dentro da normalidade, ocorre a redução de chuvas e o aumento de temperatura. Ainda na primavera, o fenômeno El Niño – de intensidade forte a muito forte – deve atuar e atingir seu pico em dezembro, no verão”, completa a meteorologista.

Deixe um comentário