A partir desta terça-feira (26), o processo de solicitação da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPFIBRO), estará disponível em Aracaju. O processo deverá ser realizado através de um formulário pela plataforma online AjuInteligente, até o dia 10 de janeiro.
De acordo com a Lei nacional nº 14.705 de 2023, sancionada pelo presidente Lula, foi regulamentado o tratamento de fibromialgia e fadiga crônica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes com fibromialgia passam a ser reconhecidos em Sergipe como pessoas com deficiência, de acordo com a Lei brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência.
A diretora de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Janaina Cavalcante, destacou que o objetivo da carteira de identificação dos pacientes com fibromialgia é uma melhor qualidade de vida.
“Com a identificação, será mais fácil para o paciente garantir, por exemplo, atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, diante da gravidade das dores desta doença que é invisível aos olhos”, completou.
Cadastramento
Para realizar o cadastramento, o usuário deverá informar: nome completo, data de nascimento, qualquer documento de identificação com foto (RG ou CNH), número do CPF, cartão do SUS e relatório médico obrigatório.
Ainda, os usuários que sentirem dificuldade em acessar a plataforma do AjuInteligente para realizar o cadastro, basta se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para sanar as dúvidas.
Fonte:A8Se

Deixe um comentário