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INSS e Correios firmam parceria para facilitar contestação de descontos em benefícios

A partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão um novo canal para resolver problemas relacionados a descontos indevidos em seus benefícios: as agências dos Correios. O serviço será gratuito e estará disponível em mais de 4.730 unidades habilitadas em todo o Brasil.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) durante uma coletiva de imprensa no Ministério da Previdência, em Brasília, com a presença do ministro Wolney Queiroz, da presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, da diretora Juliana Picoli Agatte e do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

O que os beneficiários poderão fazer nas agências

Nas unidades dos Correios credenciadas, os aposentados e pensionistas terão acesso a uma série de serviços, entre eles:

  • Verificar se há descontos aplicados em seus benefícios;
  • Contestar valores descontados sem autorização;
  • Confirmar descontos que tenham autorizado previamente;
  • Acompanhar o andamento das contestações (com prazo de retorno de até 15 dias);
  • Analisar e contestar documentos enviados por associações;
  • Receber um protocolo com orientações impressas.

Atendimento mais perto de quem precisa

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento presencial, especialmente em cidades onde o INSS não possui unidades próprias. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

Além disso, o atendimento será realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida a idosos nas agências que possuem sistema de gerenciamento de filas ou guichês exclusivos.

Inclusão social e proteção de dados

A nova parceria reforça a missão dos Correios como empresa pública comprometida com a inclusão social. “Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que têm capilaridade e estrutura para oferecer soluções que realmente facilitam a vida das pessoas”, destacou Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal.

Os atendimentos seguirão rígidos protocolos de segurança, com total respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade das informações dos usuários.

E quem mora em cidades sem agência habilitada?

Para os municípios que ainda não contam com agências dos Correios aptas a prestar esse serviço, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de alcançar o maior número possível de beneficiários.

A lista completa das agências já habilitadas para esse atendimento está disponível no site oficial dos Correios: www.correios.com.br

Fonte: Itnet

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