Sergipe alcançou, em 2025, o menor índice de mortes violentas de sua série histórica, segundo dados do Ministério da Segurança. A taxa caiu de um pico alarmante de 57,64 mortes por 100 mil habitantes para 13,2 no ano passado, consolidando um dos avanços mais expressivos do país na área da segurança pública.
A redução mais recente também chama atenção. Apenas entre 2024 e 2025, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) recuaram 21%, desempenho que coloca Sergipe como o estado com a maior queda do Nordeste e o quinto do Brasil no período, apesar de ser a menor unidade da federação em extensão territorial.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, os números são resultado direto de uma política pública consistente. Segundo ele, a queda da violência não é fruto do acaso, mas de planejamento estratégico, integração permanente entre as forças de segurança e do trabalho diário de policiais militares, civis, bombeiros e peritos criminais em todo o estado.
Os indicadores também colocam Sergipe à frente das metas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O estado já atingiu, ainda em 2024, objetivos previstos para 2030, como a redução da taxa de homicídios para abaixo de 16 por 100 mil habitantes, patamar mantido em 2025. Outros dados, como mortes violentas de mulheres e casos de lesão corporal seguida de morte, seguem igualmente abaixo dos parâmetros nacionais.

Deixe um comentário