Atualmente, com uma das tarifas mais caras da região Nordeste e sem licitação, o transporte público de Aracaju enfrenta uma situação precária. No entanto, ainda há esperança de que o serviço possa ser oferecido com qualidade e de forma acessível aos aracajuanos. É o que sugere a pré-candidata a prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), que também é mestranda em gestão e políticas públicas.
“A sociedade é fundamental nesse projeto pra Aju. A participação social é essencial para engajar a comunidade na criação da Tarifa Zero. Reestruturação do orçamento, parcerias e outras fontes de financiamento: assim iniciamos as discussões que transformarão esse sonho em realidade!”, pontuou a pré-candidata de Lula na capital.
A tarifa zero é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos que variam de acordo com o desenho adotado por cada cidade.
No pais, mais de 100 municípios já implementaram esse modelo e, em pelo menos quatro capitais há estudos para a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas, de acordo com levantamento da área de mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Deixe um comentário