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Enem 2025: como reconhecer as competências avaliadas na redação

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é avaliada conforme cinco competências, estabelecidas na Matriz de Referência, documento que orienta os corretores quanto aos parâmetros que devem verificar no texto de cada candidato.

Por isso, é primordial que o aluno bem-preparado saiba exatamente o que é cobrado, para identificar o domínio das competências no próprio texto e aumentar as chances de alcançar uma boa pontuação.

  • 📆 O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, sendo a redação parte do primeiro dia de exame, em que os participantes também encaram 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas.

Cada competência reúne aspectos específicos e recebe nota entre 0 e 200 pontos – que, somados, resultam na nota máxima de 1.000 pontos. São elas:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Os corretores utilizam níveis de desempenho (de 0 a 5) que descrevem o grau de atendimento aos critérios. Um texto que demonstra domínio pleno da competência, com inadequações raras, atinge o nível máximo de 200 pontos. Enquanto isso, a redação com falhas pontuais é classificada em níveis intermediários. Já aquela com desvios graves recebe notas muito baixas ou até zero na competência.

➡️ Como funciona a atribuição de notas?O texto passa pelo crivo de dois avaliadores, e a nota final do participante é a média aritmética das duas notas atribuídas.

As cinco competências não são avaliadas de forma isolada. Deve haver coerência entre elas, o que garante a unidade do texto. Os aspectos exigidos estão interligados e se articulam para formar uma redação coesa e convincente. Assim, o corretor consegue perceber se o candidato domina o gênero dissertativo-argumentativo de forma global.

Fonte: G1

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