Na próxima sexta-feira (25), das 9h às 12h, serão disponibilizados exames de leishmaniose visceral canina e serão entregues coletores para exame de esquistossomose, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa, no Bairro América, Zona Norte de Aracaju.
Esta é uma ação coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para reduzir os riscos de infestação da doença na capital.
A leishmaniose é uma doença parasitária infecciosa, não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida através da picada de flebotomíneos infectados.
Segundo o CCZ, o mosquito transmissor da doença tem como fonte de infecção os reservatórios e água. No ambiente urbano, o principal transmissor é o cão.
Sintomas
- crescimento exagerado das unhas;
- pelos quebradiços;
- nódulos na pele;
- úlceras;
- febre;
- atrofia muscular;
- fraqueza;
- anorexia;
- falta de apetite;
- vômito;
- diarreia;
- lesões oculares;
- sangramentos.
Fonte: G1 SE

Deixe um comentário