Notícias

Festival da Mandioca 2025: Prefeitura de Lagarto abre credenciamento para ambulantes, trailers e bares

Com o tema Forró e Tradição na Capital Nacional da Vaquejada, o Festival da Mandioca 2025 já começou a movimentar os bastidores da festa mais tradicional de Lagarto. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), abre oficialmente o credenciamento para ambulantes, trailers e bares que desejam atuar no evento, de acordo com a lei nº 14.133/2021 e suas respectivas alterações. Neste ano, a lei complementar nº 130 de 03 de junho de 2025, isenta os ambulantes residentes em Lagarto do pagamento da taxa (exceto os bares para a Vila do Forró).

Para isso, os ambulantes terão que apresentar comprovante de residência emitido há, no máximo, 60 dias e comprovante de inscrição do Cadastro Único (Cadúnico) ou comprovante de votação da penúltima eleição que assegure a quitação com a Justiça Eleitoral, além da Carteira de Identidade, CPF, ficha de inscrição da pessoa física (anexo III do edital nessa modalidade), Certidão Negativa de Débitos junto à PML e foto 3×4.

“Este ano, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da economia local ao garantir a gratuidade da taxa de inscrição para os moradores do município, fortalecendo a participação da nossa gente na festa. O Festival da Mandioca é um motor importante para a circulação econômica e turística da cidade, atraindo visitantes, movimentando o comércio e promovendo nossa identidade cultural”, destacou o prefeito Sérgio Reis ao sancionar a lei no início desta semana.

O processo é regido por edital público, que autoriza a exploração de espaços de alimentação e comércio ambulante durante o festival. Os interessados poderão realizar o cadastro no período de 6 até o dia 10 de junho de 2025, das 8h às 16h, de duas formas: presencialmente, na Sala do Empreendedor Luzia Dória de Carvalho, localizada na Avenida Contorno BR, nº 605, Bairro Centro, ou por e-mail, enviando a documentação exigida em formato PDF legível para: semic@lagarto.se.gov.br

“É com grande satisfação que destacamos a importância de integrar o fortalecimento do comércio local à potencialização do turismo em nossa cidade, especialmente em eventos como o Festival da Mandioca. Estamos valorizando nossos trabalhadores e incentivando que a renda circule dentro do nosso próprio território, beneficiando diretamente a população. O turismo, aliado ao empreendedorismo local, gera oportunidades, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural de Lagarto”, ressaltou o secretário municipal de Turismo e presidente da Comissão Permanente de Eventos do Município de Lagarto (CPEL), Wédson Andrade.

Vagas disponíveis

O edital contempla diferentes categorias de atuação durante os dias de festa, sendo elas: ambulantes de bebidas (96 vagas); ambulantes de comidas/barracas (22 vagas); food trucks (8 vagas); ambulantes de drinks (29 vagas); ambulantes de balas e cigarros (50 vagas) e bares para a Vila do Forró (4 vagas).

A participação será permitida em apenas uma categoria por credenciado, respeitando o número máximo de vagas disponíveis. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade prevista, será realizado um sorteio no dia 11 de junho, às 15h, na Sala do Empreendedor.

Podem se credenciar tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, desde que apresentem a documentação completa e estejam em conformidade com os requisitos do edital. Todos os documentos devem ser entregues dentro do prazo estipulado, sob pena de desclassificação.

Taxas e isenções

Apenas os ambulantes residentes em Lagarto estão isentos do pagamento da taxa, desde que apresentem as devidas comprovações.

A participação no credenciamento é onerosa, com as seguintes taxas: R$ 280,00 para ambulantes com barracas de comidas, bebidas, food trucks e ambulantes de balas e cigarros, para as barracas de drinks a taxa ficou no valor de R$ 560,00 e R$ 1.120,80 para bares da Vila do Forró.

A vaga só será confirmada após o resultado do chamamento público e a comprovação do pagamento da taxa correspondente à categoria do credenciado.

O edital completo, com todos os detalhes sobre o processo, pode ser acessado através do site oficial da Prefeitura: www.lagarto.se.gov.br.

Para maiores informações, compareça à Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Rua Laudelino Freire, 152 – 3º andar – Sala 01, das 8h às 14h, ou entre em contato pelo e-mail semtur@lagarto.se.gov.br.

Créditos: Lagartense.com.br

Deixe um comentário