Ela deverá desafogar o trânsito, diminuir congestionamentos e encurtar o tempo de deslocamento diário de milhares de pessoas.
O Governo de Sergipe realizou na tarde desta quarta-feira, 3, no Palácio dos Despachos, a assinatura do edital de licitação para construção da nova ponte que ligará Aracaju à Barra dos Coqueiros. A obra, orçada em R$ 1,117 bilhão, é considerada histórica para transformar a mobilidade urbana da região metropolitana e fortalecer o desenvolvimento econômico, social e turístico do litoral norte.
O projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), prevê uma ponte de 1.260 metros de extensão e 24,20 metros de largura, com quatro faixas de rolamento, ciclovia central e passeios para pedestres.
A estrutura terá um gabarito de navegação de 25,20 metros de altura livre e 200 metros de largura, contemplando um trecho estaiado de 484,20 metros para garantir segurança à passagem de embarcações.
A ligação sairá da Avenida Delmiro Gouveia, em Aracaju, em direção à Rodovia José de Campos, na Barra dos Coqueiros. O plano também prevê uma rótula alongada para melhorar o ordenamento do tráfego, três viadutos urbanos interligados na Delmiro Gouveia, baias de ônibus, ciclovia e a requalificação de cerca de 5 km do sistema viário.
O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), elaborado pela Adema, analisou cinco alternativas de traçado e consolidou a opção que minimiza desapropriações e preserva áreas de mangue e alagados. O documento também prevê programas de mitigação que podem reduzir em até 81% os impactos negativos, com medidas específicas de proteção à fauna, à vegetação e à qualidade da água.
A expectativa é que a nova ponte reduza a sobrecarga da Ponte Construtor João Alves, hoje principal ligação entre Aracaju e a Barra. A duplicidade viária deverá desafogar o trânsito, diminuir congestionamentos e encurtar o tempo de deslocamento diário de milhares de pessoas.
Deixe um comentário