Notícias

Mais de 800 doses são aplicadas nos grupos prioritários durante Dia D de Vacinação em Lagarto

No último sábado, 10, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o Dia D de Vacinação contra a Gripe Influenza. A campanha de adesão nacional teve início às 8h, com a abertura oficial na Clínica de Saúde da Família Josefa Barbosa dos Reis Romão, localizada no bairro Campo da Vila, e se estendeu até as 17h em diversos pontos do município. No total, foram aplicadas 850 doses entre todos os grupos prioritários da campanha, uma média de 350% a mais, quando comparado à aplicação em dias normais de atendimento, desde quando a campanha foi iniciada no dia 07 de abril.

A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, que acompanhou a ação desde as primeiras horas, comemorou o resultado e reforçou a importância da campanha. “É um número excelente se considerarmos que apenas hoje superamos em mais de 100% a média diária de vacinação em dias úteis. A campanha continua e estamos aqui para vacinar a população, especialmente neste período que antecede o inverno. A prevenção é tudo, se não foi possível vir hoje, venha durante a semana, a campanha continua em todas as nossas unidades. É melhor prevenir do que adoecer”, afirmou.

A mobilização aconteceu simultaneamente em 17 pontos estratégicos da cidade, garantindo o acesso ao imunizante para todos que integram os grupos prioritários e especiais. Os pontos de vacinação foram: CSF Dr. Davi Marcos de Lima (bairro Loiola), CSF Josefa Barbosa dos Reis Romão (bairro Campo da Vila), UBS José Antônio de Menezes (povoado Crioulo), UBS Pedro Félix dos Santos (povoado Pururuca), UBS Leandro Maciel (Centro), UBS José Bispo de Souza (bairro Cidade Nova), UBS Padre Almeida (povoado Colônia Treze), UBS José Serafim dos Santos (povoado Brejo), UBS Alcino Correia dos Santos (povoado Olhos D’Água), UBS Givalda dos Santos Almeida (povoado Jenipapo), UBS Pé da Serra (povoado Caraíbas), CSF Raimunda Reis (povoado Brasília), UBS Jailton Patrício do Nascimento (bairro Alto da Boa Vista), Postos de Saúde dos bairros Matinha e Pratas, além dos pontos focais da Praça Filomeno Hora e do Mercado da Carne.

Para o prefeito Sérgio Reis, ações como o Dia D reforçam o compromisso da gestão com a saúde da população. “Essa é uma grande marca que mostra o compromisso da nossa gestão, em especial da Secretaria Municipal de Saúde, que está cuidando da população lagartense. O Dia D de Vacinação é uma mobilização primordial e que reforça o nosso trabalho de proteção dos lagartenses contra a gripe. É uma iniciativa que amplia a cobertura vacinal em nossa cidade, especialmente entre os grupos prioritários que incluem idosos, crianças, professores, gestantes, entre outros. Cuidar da saúde sempre será uma prioridade para a nossa gestão e ações como essa demonstram isso.”, destacou.

A ação teve grande adesão da população. Raimunda Rodrigues, de 63 anos, vacinada na CSF Josefa Romão, falou sobre a importância da dose. “Tomei porque está vindo a temporada de chuva, e quem tem imunidade baixa precisa se cuidar. Tomo essa vacina há mais de 15 anos, hoje vim logo porque ouvi que ia ter e aproveitei. Moro sozinha e sou diabética, então preciso me proteger. Agora estou me sentindo bem e feliz.”.

Também vacinado na mesma unidade, o senhor José Domingos, de 74 anos, contou que soube da campanha pelo rádio. “Vacinação é importante para a saúde. Deus em primeiro lugar e a saúde em segundo. Nunca deixei de tomar nenhuma, hoje foi a da gripe, e estou com a caderneta em dia. Me sinto bem.”

Na UBS Dr. Davi Marcos, Inajara de Moraes Peres expressou sua gratidão pela ação. “Vejo essa campanha como um privilégio. Todos deveriam aproveitar essa oportunidade para se proteger e proteger a família. Agradeço ao SUS e à Prefeitura de Lagarto por isso.”.

Dia D de Vacinação

No município, o Dia D de Vacinação contra a Gripe Influenza, que acontece em todo o país, foi tocado pelo projeto ‘Vacina Lagarto’, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com ampla cobertura por pontos estratégicos da cidade e dos povoados.

Durante a campanha, profissionais de saúde como a vacinadora Vilma Ferreira, da unidade Dr. Davi Marcos de Lima, reforçaram a relevância da iniciativa. “Estamos na campanha contra a influenza, que é muito conhecida como gripe. É fundamental proteger nossas crianças, nossos idosos e pessoas com comorbidades para que tenham mais qualidade de vida, livres de doenças como a pneumonia.”

A diretora de Vigilância em Saúde, Maíza Daiane, explicou que o Dia D é uma estratégia para alcançar ainda mais pessoas. “Sabemos que a vacinação previne várias doenças, algumas até erradicadas graças à imunização, e o Dia D é pensado para alcançar comunidades que têm menos acesso no dia a dia. É um disparo importante e a campanha continuará nas unidades de saúde.”.

A coordenadora de Imunização e Rede de Frios, Ivelizze Martins, destacou a eficácia e acessibilidade da vacina. “Ela é segura, gratuita e de fácil acesso, vai proteger você contra a gripe. Estamos chamando a atenção especialmente das crianças, dos idosos e das gestantes. Programamos 17 pontos em nossa cidade para atender a todos que integram os grupos prioritários e especiais. Se proteja e proteja quem você ama.”.

O Dia D de Vacinação mostrou mais uma vez a força da mobilização coletiva em prol da saúde pública e do bem-estar da população. A campanha segue nas unidades de saúde do município, garantindo que quem não conseguiu se vacinar neste sábado ainda tenha a oportunidade de se proteger contra a gripe.

Fonte: Lagartense.com.br

Deixe um comentário