Cerca de 70 famílias vão ter que deixar suas residências na comunidade Jardim Recreio, em São Cristóvão. Uma liminar da justiça determinou reintegração de posse nesta área.
A reportagem do Jornal da Fan foi até o local nesta sexta-feira, 31, e acompanhou o apelo dos moradores. Segundo eles, uma pessoa se apresentou como proprietários das terras e entrou com pedido junto a justiça para reaver a terra. A ação surpreendeu aos moradores.
” Tô aqui há mais de vinte anos, tenho minha santa, tenho gado, tenho coco, tenho galinha….eu vivo daqui . Eu vou para aonde? Porque a gente sobrevive daqui, da macaxeira, da batata, tudo daqui”, disse Dona Sandra, uma das moradoras. Segundo ela, eles têm até o dia 7 de fevereiro para deixar o local.
Vagner, outro morador, lamenta ter que deixar a sua moradia. ” Eu já moro aqui há treze anos, eu, minha esposa e duas filhas. Eu crio gado, vendo leite e faço minhas plantações para viver da terra. Cheguei aqui há treze anos e a não tinha praticamente nada. A gente foi se organizando, plantando para colher, mas estamos pedindo ajuda ao Ministério Público, ao governador, que olhe pela gente, porque o rapaz que diz ser dono ta alegando que invadimos aqui em dezembro de 2023, o que não é verdade. Eu que sou mais o novo estou aqui há treze anos , aqui tem gente de trinta. A gente não invadiu não, lutamos, plantamos e estamos lutando por nossa terra”, relatou.
Fonte: Fanf1

Deixe um comentário