Benefícios garantidos e implementados aos servidores a partir da negociação mantida pela gestão estadual refletem em resultados positivos na segurança pública em Sergipe
O trabalho para a valorização dos trabalhadores da segurança pública em Sergipe tem sido, cada vez mais, fortalecido pela gestão estadual. Os avanços nas negociações com as diversas categorias que compõem as forças de segurança têm obtido apoio das entidades representativas de classe, que estão se manifestando publicamente, reconhecendo os avanços alcançados, fruto do compromisso do Governo do Estado com esses trabalhadores.
A atuação conjunta de valorização da força de trabalho, associada aos investimentos feitos em equipamentos, viaturas e inteligência, tem garantido ao estado resultados expressivos, com reconhecimento nacional, a exemplo dos últimos dados do Painel de Indicadores Estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que revelaram que, pela segunda vez consecutiva, Sergipe ocupa o posto de estado mais seguro da região Nordeste.
Diversas entidades de classe representativas das carreiras da segurança pública em Sergipe declararam apoio às iniciativas de valorização profissional propostas e implementadas pelo Governo do Estado. Entre essas entidades, destacam-se as Associações Militares Unidas, a Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol), o Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (Sinpose) e a Associação Sergipana dos Papiloscopistas de Carreira (Aspac).
Em nota, as Associações Militares Unidas declararam apoio ao Governo de Sergipe, reconhecendo os esforços na recomposição inflacionária de postos e graduações, na reestruturação de carreiras e na redução do desconto previdenciário, destacando: “Reconhecemos o empenho da gestão estadual no fortalecimento das instituições de segurança pública. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o governo do estado e com o secretário de segurança pública”, diz um trecho da nota.
A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol), também em nota pública, manifestou apoio ao Governo do Estado e reafirmando a confiança no compromisso assumido em relação à valorização de nossa categoria. “Reconhecemos os esforços da gestão estadual no sentido de fortalecer as instituições de segurança pública, imprescindíveis para a manutenção da ordem, proteção dos cidadãos e combate à criminalidade. Sabedor desse importante papel no Estado democrático de Direito, o Governo do Estado, na pessoa do Governador Fábio Mitidieri, vem mantendo o diálogo aberto com a categoria, já iniciando, desde o ano de 2024, o cumprimento de parte do acordo celebrado com os Delegados de Polícia, no que se refere ao reconhecimento salarial e aos critérios mais justos para a promoção na carreira.”, diz trecho da nota divulgada.
De forma semelhante, a Associação Sergipana dos Papiloscopistas de Carreira (Aspac), foi a público reafirmar as conquistas obtidas pelos profissionais da segurança pública do estado, como revela a nota amplamente divulgada: “Em 2024, com o apoio do Governo do Estado, não somente a Papiloscopia como toda a Polícia Científica obtivemos grandes conquistas, tanto estruturais, equipamentos, laboratórios, ampliações dos serviços e a formação de novos Papiloscopistas através do Concurso Público realizado pelo Governo”.
Quem também manifestou reconhecimento público à atuação do Governo voltada ao fortalecimento das condições de trabalho e remuneração dos servidores da segurança pública, que tem resultado em índices positivos para a segurança pública no estado, foi o Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (Sinpose), que em nota registrou: “Esse título se deve, sobretudo, aos exímios profissionais que compõem à SSP e aos esforços da Secretaria de Segurança Pública e Governo do Estado em estar aberto para negociar com as classes e atender as demandas por elas apresentadas, com o intuito de fortalecer as instituições de segurança pública. A valorização da Polícia Científica, que vem ocorrendo nos últimos anos, por meio de melhores estruturas físicas, ampliação de serviços e formação de novos servidores, é peça fundamental para o êxito deste trabalho e da manutenção de Sergipe como o Estado mais seguro do Nordeste!”.
Assim como às demais categorias da segurança pública de Sergipe que já estão com os benefícios para 2025 assegurados, o Governo do Estado se mantém aberto à negociação com o Sinpol, para que as propostas já apresentadas sejam garantidas também aos oficiais investigadores de polícia (policiais civis), e no aguardo de uma decisão da entidade sindical sobre o envio do projeto de lei com esses benefícios para a Assembleia, para que esses trabalhadores não fiquem de fora dos benefícios de 2025, já aprovados e implementados para as demais forças de segurança.

Deixe um comentário