Notícias

Saúde reforça a importância do autocuidado no Dia do Diabetes

Na data dedicada ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado neste 26 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância de prevenir e tratar corretamente o diabetes, bem como promover a conscientização sobre a doença. O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico de origem múltipla, caracterizado por altas taxas de açúcar no sangue, decorrente de deficiência na produção de insulina.

Em Sergipe, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem uma cobertura de 92,6%, alcançada pela distribuição de 723 equipes de saúde da família nas 618 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as portas de entrada e cuidado contínuo do paciente diabético nos 75 municípios sergipanos. O Estado oferta análogos de insulina em conformidade com seu protocolo clínico, no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Além disso, o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) é referência para tratamento do pé diabético e outras necessidades, bem como a rede hospitalar estadual, que faz o atendimento de casos de urgência e emergência por complicações do diabetes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil tem a 6ª maior prevalência de diabetes no mundo e dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2019 mostram prevalência de diabetes mellitus em 7,7% na população adulta. Já em Sergipe, de acordo com dados do Centralizador Estadual do e-SUS, houve um aumento de 10% no número de atendimentos aos pacientes portadores de DM, quando comparado ao primeiro semestre de 2022. A faixa etária de maior prevalência nesses atendimentos entre 60 a 64 anos, sendo que 68% correspondem a pessoas do sexo feminino e 32% do sexo masculino.

Deixe um comentário