Notícias

Terceira onda de calor do ano atinge o Brasil com temperaturas acima da média

A partir desta segunda-feira (17), o Brasil vai enfrentar a terceira onda de calor de 2025 em menos de 50 dias após o início do ano. O fenômeno deve se estender até o dia 24 de fevereiro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova massa de ar quente avançará pelo centro do país, elevando as temperaturas em mais de 5°C acima da média em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pernambuco.

As temperaturas começaram a subir no fim de semana, com máximas previstas de 36°C no norte do Mato Grosso do Sul, 33°C no interior de São Paulo e 35°C no Sertão nordestino neste domingo (16). Os dias mais quentes devem ocorrer entre segunda (17) e terça-feira (18), quando Corumbá (MS) pode atingir 38°C, São Paulo (SP) 33°C e Petrolina (PE) 34°C. Além do calor diurno, as noites devem permanecer abafadas, com mínimas próximas dos 30°C em algumas regiões.

Ondas de calor ocorrem devido a sistemas de alta pressão que bloqueiam a formação de nuvens e impedem o resfriamento do ar. Segundo a ONU, a emissão de gases de efeito estufa tem tornado esses eventos mais frequentes e intensos. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que temperaturas extremas vêm aumentando desde a década de 1950, agravando seus impactos em diferentes setores.

Os efeitos vão além do desconforto térmico. O calor extremo aumenta o risco de incêndios florestais, compromete a produção agrícola e sobrecarrega o sistema energético. Além disso, há impactos diretos na saúde pública, com o aumento de casos de desidratação e doenças relacionadas ao calor.

Fonte: A8se

Deixe um comentário