Doenças são causadas por vírus e tem sintomas parecidos. Apesar disso, especialista alerta que é preciso identificar a doença porque gripe exige maior cuidado.
Espirro, coriza, tosse, dor de garganta. Quando as temperaturas baixam, esses sintomas começam a aparecer e a fazer parte da rotina. Mas você sabe se o que está sentindo é gripe ou resfriado?
Com as temperaturas mais baixas, os ambientes ficam mais fechados e úmidos, criando o cenário perfeito para infecções causadas por vírus respiratórios. Por isso, no inverno, há uma tendência forte de aumento na circulação desse tipo de vírus.
🤧 Segundo os dados mais recentes do InfoGripe, que monitora os casos de síndrome respiratória, até julho foram registrados mais de 40 mil casos das doenças — antes mesmo do frio chegar para valer.
O g1 conversou com o pneumologista Luiz Ricardo Melo, da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP), para entender quais as diferenças e como identificar quando é gripe ou resfriado.
Gripe x Resfriado
As duas doenças são causadas por vírus, têm sintomas parecidos, mas têm intensidades diferentes.
- Resfriado: pode ser causado por mais de 100 tipos de vírus respiratórios, como o rinovírus e o metapneumovírus. Um conjunto de sintomas leves é a principal marca de um resfriado. Ou seja, ele te deixa meio para baixo, mas não chega a te derrubar.
- Gripe: os sintomas são bem mais intensos e chegam de uma vez só. Diferente do resfriado, a gripe, sim, é capaz de te derrubar. Na classe dos vírus, os mais comuns são o Influenza e o Sars-CoV-2.
- Fonte: g1 Sergipe

Deixe um comentário